Em nossas pesquisas sobre o universo da aprendizagem, viajamos no tempo até antes do nascimento de Cristo e descobrimos o significado profundo da palavra “academia”. Derivada do grego “Akadémia”, essa palavra se refere ao bosque de oliveiras perto de Atenas onde Platão fundou sua Academia. Esse local era dedicado ao ensino da filosofia a adultos letrados, um precursor do ensino de pós-graduação, e o termo se expandiu para designar sociedades de sábios, filósofos, cientistas, poetas e artistas.
Mas como a palavra “ACADEMIA” se conecta à Identidade Sonora da Unit?
Historicamente, as sete notas musicais foram nomeadas a partir das letras de diferentes alfabetos, conforme as anotações do filósofo Boéthius, por volta do ano 500 d.C. Até hoje, essas letras são usadas em países anglo-saxões: A (lá), B (si), C (dó), D (ré), E (mi), F (fá) e G (sol).
Ao unir as letras das notas musicais com a palavra “academia”, criamos a linha melódica da UNIT. No primeiro compasso da melodia, usamos as notas correspondentes às primeiras letras da palavra “ACADEMIA”, formando assim a base da nossa Identidade Sonora.
Leitmotiv (linha melódica) da Unit
O Manifesto da Marca Unit é uma ferramenta de alinhamento conceitual que serve para divulgar, sensibilizar e engajar os públicos estratégicos com o novo posicionamento da marca, sua filosofia, atributos e linguagem. A partir dos elementos estratégicos e conceitos presentes neste instrumento, foi possível desenvolver a Identidade Sonora, a peça instrumental e as derivações que compõem o kit sonoro da marca.